QSMS e Normas ISO

16 de junho de 2014

ISO 26000 de Responsabilidade Social: o que você precisa saber (para começar)

A relação das empresas e organizações com a sociedade e o ambiente em que atuam é um fator crítico na sua capacidade de continuar a operar de forma eficaz. Cada vez mais, essa relação está também sendo utilizada como uma medida de seu desempenho global.

A norma internacional ISO 26000 fornece orientação sobre como empresas e organizações podem operar de uma maneira socialmente responsável. Isto significa agir de forma ética e transparente, que contribua para a saúde e o bem-estar da sociedade.

A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes, não de requisitos, por isso não pode ser utilizada para fins de certificação, ao contrário de algumas outras normas bastante conhecidas, como a ISO 9001, a ISO 14001 e a OHSAS 18001. Em vez disso, a ISO 26000 ajuda a esclarecer o que é responsabilidade social, auxilia empresas e organizações a transformar princípios em ações eficazes, e compartilha melhores práticas mundiais relacionadas à responsabilidade social. A norma destina-se a todos os tipos de organização, independentemente de sua atividade, tamanho ou localização.

A ISO 26000 foi lançada em 2010, após cinco anos de negociações entre múltiplas partes interessadas. Representantes de governos, ONGs, indústrias, grupos de consumidores e organizações de trabalhadores em todo o mundo foram envolvidos na construção da norma, o que significa que a ISO 26000 representa um importante consenso internacional.

Recursos úteis:
Além disso, você poderá: