Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

22 de maio de 2010

Certificação da Gestão da Responsabilidade Social (2ª parte)

Em abril de 2007, foi oficialmente lançado o Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade em Responsabilidade Social. Até agora, existem no Brasil 17 empresas certificadas e três organismos de certificação acreditados pelo INMETRO.

A norma brasileira adotada para fins de certificação é a ABNT NBR 16001, publicada em 2004, constituindo-se em iniciativa inédita no mundo, uma vez que o INMETRO foi o primeiro órgão governamental a assumir a coordenação de um programa baseado em uma norma de Gestão da Responsabilidade Social.

Mais recentemente, a ABNT elaborou outra norma que fornece orientações sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria e realização de auditorias de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social: a ABNT NBR 16003 (Responsabilidade Social - Diretrizes para execução de auditorias), publicada em novembro de 2009.

O seminário do dia 17 de junho, a que me referi na 1ª parte desta mensagem, irá abordar a revisão da NBR 16001 e seu alinhamento com a norma internacional ISO 26000 que está chegando aí...