Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

10 de maio de 2010

Como integrar a Responsabilidade Social em toda a organização

A subseção 7.4.1 da versão DIS da ISO 26000 enfatiza que uma forma importante e eficaz de integrar a Responsabilidade Social em toda a organização é por meio da governança da companhia.

A norma recomenda que uma organização, conscienciosa e metodicamente, gerencie seus impactos, referentes a cada tema central, de modo a minimizar os riscos de danos sociais e ambientais.

Ao tomar decisões, inclusive as relacionadas a novas atividades, a ISO 26000 recomenda que a organização considere os prováveis impactos dessas decisões em outros. Ao fazê-lo, ela deveria considar as melhores formas de minimizar os impactos negativos de suas atividades e de aumentar os impactos benéficos de seu comportamento na sociedade e no meio ambiente. Os recursos e o planejamento necessários para esse fim deveriam ser levados em conta quando as decisões forem tomadas.

Recomenda também que a organização reavalie procedimentos e processos em intervalos adequados, para assegurar que eles levam em conta a Responsabilidade Social (RS) da companhia.

Alguns procedimentos úteis poderão incluir:

 aplicação de práticas de gestão estabelecidas para tratar a RS da organização;
 identificação de como os princípios de RS e os temas centrais e questões aplicam-se às diferentes áreas da organização;
 estabelecimento de metas específicas de curto prazo para traduzir os objetivos em sua aplicação prática;
 determinação e alocação de recursos suficientes para que as metas possam ser atingidas;
 se adequado ao porte e natureza da organização, criação de departamentos ou grupos internos para revisar e analisar criticamente os procedimentos operacionais, para que sejam consistentes com os princípios e temas centrais de RS;
 consideração da RS ao conduzir as operações da organização;
 incorporação da RS em práticas de compras e investimentos;
 inclusão de questões de RS na gestão de recursos humanos e outras funções organizacionais.