Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

7 de dezembro de 2009

As "caixas de texto" na ISO 26000

As caixas de textos (boxes) com orientações adicionais sobre assuntos específicos de Responsabilidade Social, na ISO 26000, estão distribuídos ao longo da norma nas partes em que irão provavelmente ajudar os usuários. Outras caixas de texto contêm exemplos ilustrativos para corroborar o texto principal mais próximo. O fato de o texto estar em um box não significa que seja menos importante do que o texto incluso no corpo do documento...

Vou apresentar a seguir para vocês um resumo do box sobre o tema "Igualdade de Gênero e Responsabilidade Social". Vamos lá...

Todas as sociedades designam papéis para homens e mulheres. Papéis de gênero são comportamentos aprendidos que condicionam quais atividades e responsabilidades são percebidas como masculinas e femininas. Esses papéis de gênero podem discriminar as mulheres, mas também os homens.

Já foi demonstrado que há uma relação positiva entre igualdade de gênero e desenvolvimento socioeconômico, motivo pelo qual a igualdade de gênero é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A promoção da igualdade de gênero dentro das atividades e campanhas de uma organização é um importante componente da Responsabilidade Social.

A igualdade de gênero no engajamento das partes interessadas é também um meio importante para se atingir a igualdade de gênero nas atividades empresariais.

Na ISO 26000, as organizações são estimuladas a usar indicadores e metas para o monitoramento sistemático de processos e para acompanhar o progresso na busca da igualdade de gênero.