QSMS e Normas ISO

3 de outubro de 2009

O que pretende a norma ISO 26000

Olá, amigos.

Fiz para o nosso blog uma tradução e adaptação resumida da Introdução da ISO/DIS 26000, para vocês já irem se familiarizando com o alcance dessa nova norma internacional, que deverá ser oficialmente publicada em setembro de 2010. Acompanhem a seguir.

Organizações de todo o mundo, assim como suas partes interessadas (stakeholders), estão se tornando cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O desempenho de uma organização em relação à sociedade em que opera e seu impacto no meio ambiente tornou-se uma parte crítica da medição de seu desempenho global e de sua habilidade de continuar a operar eficazmente. Isto é, em parte, um reflexo do reconhecimento crescente da necessidade de assegurar ecossistemas saudáveis, igualdade social e boa governança organizacional.

Organizações estão sujeitas ao exame mais minucioso de seus vários stakeholders, incluindo clientes e consumidores, trabalhadores e seus sindicatos, membros, a comunidade, organizações não governamentais, estudantes, financiadores, doadores, acionistas, companhias e outros.

A percepção e a realidade do desempenho da responsabilidade social de uma organização pode influenciar entre outras coisas:

- a vantagem competitiva;
- sua reputação;
- sua habilidade de atrair e reter trabalhadores e membros, consumidores, clientes e usuários;
- a manutenção da moral, do comprometimento e da produtividade dos empregados;
- a visão dos investidores, dos doadores, dos patrocinadores e da comunidade financeira; e
- seu relacionamento com companhias, governos, a mídia, os fornecedores, os pares, os clientes e a comunidade em que opera.

A ISO 26000 fornece diretrizes sobre os princípios subjacentes de responsabilidade social, os temas centrais e as questões (issues) relacionadas à responsabilidade social, e sobre as maneiras de integrar o comportamento socialmente responsável às estratégias, aos sistemas, às práticas
e aos processos existentes na organização. A norma enfatiza a importância dos resultados e das melhorias no desempenho da responsabilidade social.

A ISO 26000 destina-se a todos os tipos de organização, nos setores privado, público e sem fins lucrativos, tanto de grande como de pequeno porte, e operando tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento.