Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

18 de maio de 2015

Gestão da responsabilidade social baseada na ISO 26000: um caso exemplar

"O mundo em que fazemos negócios está mudando rapidamente. Na Toshiba, estamos respondendo, aumentando a velocidade e vigor da gestão, de modo a obter o melhor da capacidade tecnológica e de desenvolvimento e manufatura de produtos do Grupo Toshiba. Através de uma gestão pró-ativa, pretendemos alcançar um maior crescimento, com melhor rentabilidade e maior robustez financeira".

Esta é a frase inicial da mensagem do presidente da Toshiba, Hisao Tanaka, para todas as partes interessadas (stakeholders) da empresa, em que a gestão da responsabilidade social desempenha um papel de destaque em todo o grupo, o qual possui mais de 200.000 funcionários ao redor do mundo.

Em relação à gestão da RS, ele ressalta: "Cumprir nossa responsabilidade social corporativa por consenso sobre as maiores prioridades para a vida e a segurança humana, e para o compliance, é pré-requisito para o sucesso do nosso negócio. Nós faremos nosso melhor para maximizar o valor da corporação, através da promoção da gestão da RS, como uma organização cidadã do planeta Terra".

A Toshiba é uma das primeiras organizações do mundo a adotar a ISO 26000 como base de toda sua gestão da responsabilidade social. O histórico de desenvolvimento da RS na companhia, desde a publicação do primeiro relatório em 2004, é detalhado neste hotsite (em inglês), cuja leitura e análise recomendo a todos os nossos leitores.

Toshiba