Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

22 de agosto de 2013

Avaliação de riscos socioambientais e seus controles

Diagramas de gravata borboleta (bow-tie) são uma ferramenta simples e eficaz para comunicar os resultados da avaliação de quaisquer tipos de riscos, incluindo os riscos socioambientais, para os trabalhadores e outras partes interessadas. Os diagramas mostram claramente e descrevem os caminhos de um risco e as barreiras existentes para evitar ou atenuar as consequências indesejadas (ou estimular e promover as consequências desejadas).

Mais importante ainda são os controles preventivos e os controles reativos conectados a tarefas, procedimentos, pessoas responsáveis, habilidades e competências profissionais, etc. O que só demonstra a ligação crucial existente entre controles de riscos e sistemas de gestão que garantam a contínua eficácia desses controles.

As Análises Bow-tie podem ser usadas tanto para exibir os resultados de vários tipos de avaliações de riscos como também como materiais de treinamento. Elas podem igualmente ser integradas com técnicas de análise semiquantitativas, como a Análise de Camadas de Proteção (LOPA), dependendo do nível de complexidade exigido.

Apresentação da Abordagem do QSP Alinhada à Norma ISO/IEC 31010:
A ANÁLISE BOW-TIE CONECTADA AO SISTEMA DE GESTÃO
Entre por aqui.

PS: Na ISO 26000, o termo "risco" é utilizado 44 vezes, o que reforça a importância do tema abordado neste post...