Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

10 de abril de 2013

ANEXO SL das Diretivas ISO para TODAS as Novas Normas de Sistemas de Gestão

No visualizador abaixo (*), encontram-se as orientações (diretivas) da ISO sobre o desenvolvimento e a estrutura das novas normas de sistemas de gestão (como, por exemplo, das próximas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015). Tais diretivas atualmente são mais conhecidas como Anexo SL.

Durante sua elaboração, as orientações do Anexo SL foram chamadas - apenas como referência - de ISO Guide 83, "Estrutura de alto nível, texto essencial idêntico, termos comuns e definições essenciais para uso em Normas de Sistemas de Gestão”.

(*) AVISO: desde o dia 01/9/2016, este conteúdo está disponível somente para os inscritos no Curso a Distância de Atualização Profissional em Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, QSMS e Normas ISO.

Nota: Quando a norma NBR 16001:2012 - 
Responsabilidade Social - Sistema de gestão - Requisitos  for revisada, também ela deverá seguir a estrutura exigida pelo Anexo SL. Por outro lado, o Anexo SL não deverá ser aplicado à futura revisão da ISO 26000, pelo simples fato dela não ser uma norma de sistema de gestão.

Leia também: O fim do “casal” Ação Corretiva - Ação Preventiva
________________________________________________________________

Lembrando que o manual com a nova PAS 99 para Sistemas Integrados de Gestão, lançado em março pelo QSP, baseia-se integralmente no Anexo SL (http://www.risktec.com.br).

Além disso, deve-se ressaltar que o QSP, pioneiramente, já adotou a nova PAS 99 (e, portanto, o Anexo SL) como base de seu tradicional curso aberto de Auditor-Líder de Sistemas Integrados de Gestão (http://www.qsp.org.br/curso_sig.shtml).