Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

12 de março de 2013

Reconfiguração da gestão - Novo formato para as normas ISO

Ao longo dos anos, a ISO - Organização Internacional de Normalização - publicou normas de sistemas gestão sobre muitos temas, que vão da qualidade e meio ambiente à gestão da segurança da informação, continuidade de negócios e gestão de registros. Apesar de compartilharem elementos comuns, tais normas foram construídas com diversas formas e estruturas. Isto, por sua vez, tem gerado uma boa dose de confusão e dificuldades para a sua implementação.

Por conta desse fato, a ISO concluiu em 2012 um trabalho para proporcionar condições idênticas de estrutura, texto, termos e definições comuns para as próximas normas de sistemas de gestão, o que deverá assegurar maior consistência entre elas e tornar mais simples a integração dos sistemas. Além do que irá tornar as normas mais fáceis de ler e, com isso, fazer com que sejam melhor entendidas pelos usuários.

É certo que ainda vai levar algum tempo até que todas as normas de sistemas de gestão existentes sejam totalmente harmonizadas. No entanto, já existe um número significativo de normas que utilizam o novo formato, à medida que vão sendo desenvolvidas ou revisadas.

Recentemente, aliás, foi iniciado o processo de revisão de duas normas emblemáticas: o da ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e da ISO 14001 (Gestão Ambiental). Em ambos os casos, serão adotados o novo formato e a nova abordagem exigidos pela ISO.

No Brasil, o QSP acabou de lançar um manual técnico contendo os novos requisitos da ISO, com diretrizes para a sua adoção imediata nas empresas, especialmente naquelas que desejam implementar duas ou mais normas de sistemas de gestão de forma integrada. A publicação - já divulgada aqui no blog - intitula-se “Sistemas Integrados de Gestão - Requisitos e Diretrizes para a Integração de Sistemas de Gestão - PAS 99:2012”.