Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

21 de junho de 2012

Publicada a norma ISO 20121 para a gestão de eventos sustentáveis

A ISO acaba de publicar uma nova norma para apoiar os organizadores de eventos de todos os tipos - esportivo, empresarial, cultural, político - na integração da sustentabilidade em suas atividades.

A ISO 20121:2012, Sistemas de gestão para a sustentabilidade de eventos - Requisitos com orientações de uso,  foi criada para garantir que eventos, desde pequenas festas locais até "megaeventos" como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, deixem um legado positivo após a sua realização.

A nova norma aplica-se a todos os integrantes da cadeia de suprimentos da indústria de eventos, incluindo organizadores, gestores de eventos, construtores de stands e operadores logísticos.

Conferências, concertos, eventos esportivos, exposições e festivais podem gerar uma ampla gama de benefícios públicos, comunitários e econômicos. No entanto, a realização de um evento pode também gerar impactos ambientais, sociais e econômicos negativos, tais como o desperdício de materiais, o consumo excessivo de energia e problemas para as comunidades locais.

A ISO 20121 fornece uma estrutura (framework) para identificar, reduzir e eliminar os impactos potencialmente negativos de eventos, bem como para maximizar os seus impactos positivos através de um melhor planejamento e de processos aprimorados.

Entre os que contribuíram para a construção da ISO 20121 estão os membros da equipe de sustentabilidade do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres. Para o Diretor de Sustentabilidade do Comitê, David Stubbs, "Londres 2012 tem o orgulho de ter sido o catalisador para a ISO 20121. Essa norma é uma parte do legado que deixaremos, que poderá transformar a maneira como os eventos ao redor do mundo consideram seus impactos ambientais, sociais e econômicos".

A nova norma possui uma abordagem de sistema de gestão que é bastante familiar para milhares de organizações em todo o mundo que adotam outras normas certificáveis como a ISO 9001 (gestão da qualidade) e a ISO 14001 (gestão ambiental).

A ISO 20121 foi criada pela indústria de eventos para a indústria de eventos. Mais de 30 países e organismos de ligação participaram dos trabalhos de construção da mesma.

No Brasil, a versão em português terá o código ABNT NBR ISO 20121:2012.

Para os leitores do nosso blog, apresento a seguir o projeto final da versão brasileira, que provavelmente irá representar cerca de 95% do texto oficial que será publicado pela ABNT em julho ou agosto próximo.

VISUALIZE A ABNT NBR ISO 20121:2012 - Sistemas de gestão para a sustentabilidade de eventos (*)...

(*) AVISO: desde o dia 01/9/2016, este conteúdo está disponível somente para os inscritos no Curso a Distância de Atualização Profissional em Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, QSMS e Normas ISO.
A ISO 20121 está alinhada com a ISO 26000 de Responsabilidade Social e com as novas Diretivas da ISO para a elaboração de normas de sistemas de gestão.

As futuras ISO 9001 e ISO 14001 revisadas deverão ter uma estrutura geral parecida. O andamento da revisão dessas normas está sendo acompanhado de perto pelo QSP.