Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

1 de fevereiro de 2012

BM&FBOVESPA recomenda que empresas publiquem Relatório de Sustentabilidade ou expliquem por que não o fazem. É o “Relate ou Explique”!

Medida visa a estimular empresas a divulgar informações ampliando a transparência aos investidores. 

A BM&FBOVESPA passou a recomendar, em 2012, que as empresas listadas indiquem, no Formulário de Referência (item 7.8 - “Descrição das relações de longo prazo relevantes da companhia que não figurem em outra parte deste formulário”), se publicam Relatório de Sustentabilidade ou documento similar e onde está disponível. Em caso negativo, devem explicar por que não o fazem. 

A medida, intitulada “Relate ou Explique”, permitirá uma adesão progressiva das companhias à prática de reportar para os investidores informações e resultados relacionados às dimensões social, ambiental e de governança corporativa. 

O objetivo da BM&FBOVESPA é disponibilizar ao público esse banco de dados relacionado à sustentabilidade das empresas brasileiras de capital aberto na Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de julho. Vinte anos depois da histórica Conferência do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o evento deste ano terá como um dos temas principais a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. 

[Leia também: "Exemplos pioneiros de Relatórios de Sustentabilidade alinhados à ISO 26000". Entre por aqui]