QSMS e Normas ISO

17 de julho de 2011

Que tal fazermos um diagnóstico de sua organização baseado nas novas diretrizes internacionais ISO 31000 e ISO 26000?

As normas ISO 31000:2009 e ISO 26000:2010 são as novas referências mundiais, respectivamente, para a Gestão de Riscos (GR) e para a Responsabilidade Social (RS) das organizações.

Na área de Gestão de Riscos, as atuais práticas e processos de gerenciamento de muitas empresas incluem componentes de GR, e muitas organizações já adotaram um processo formal de Gestão de Riscos para determinados tipos de risco ou circunstâncias. Nesses casos, uma organização pode decidir conduzir uma análise crítica de suas práticas e processos existentes tomando por base a norma ISO 31000.

Da mesma forma, reconhecendo que as organizações se encontram em diferentes estágios de entendimento e integração da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, a norma ISO 26000 foi concebida para ser utilizada tanto por uma organização que começa a abordar a RS como por aquela mais experiente na implementação da Responsabilidade Social.  A organização iniciante poderá achar útil a leitura e aplicação da nova ISO 26000 como um guia sobre RS, enquanto que a empresa mais experiente poderá desejar usar as diretrizes internacionais para melhorar as práticas já existentes e integrar a Responsabilidade Social ainda mais na organização.

Com objetividade e simplicidade, os Diagnósticos do QSP fornecem uma análise crítica inicial dos sistemas, processos e procedimentos existentes na organização, que são cruciais na avaliação da Gestão de Riscos e/ou da Gestão da Responsabilidade Social da empresa.

A proposta do QSP é auxiliar sua organização a responder, basicamente, a duas perguntas: 

ü  Qual o grau de Maturidade da Gestão de Riscos e da Gestão da Responsabilidade Social (e Sustentabilidade) da nossa organização?

ü  Qual o nível de Aderência da nossa organização à ISO 31000 e à
ISO 26000?

Para a realização de cada Diagnóstico, o QSP fornece ao cliente as ferramentas necessárias para ajudar a empresa a responder a essas perguntas e a estabelecer um plano para sistematizar a integração das diretrizes da ISO 31000 e/ou da ISO 26000 por toda a organização. 

Para mais informações, contate o QSP pelo e-mail qsp@qsp.org.br ou pelo telefone (11) 3704-3200.