27 de maio de 2011

Vem aí a ISO 50001 para Sistemas de Gestão de Energia

A ISO 50001:2011 (que está em fase final de aprovação e deverá ser publicada oficialmente em junho) especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão de energia, cuja finalidade é permitir que uma organização tenha uma abordagem sistemática para alcançar a melhoria contínua do desempenho energético, incluindo a eficiência energética, o uso e consumo de energia e a redução dos impactos das mudanças climáticas.

A ISO 50001:2011 especifica os requisitos aplicáveis ​​ao uso e consumo de energia, incluindo a documentação, medição e comunicação, design e práticas de compras de equipamentos, sistemas, processos e pessoas que contribuem para o desempenho energético.

A nova norma se aplica a todas as variáveis ​​que afetam o desempenho energético de uma organização. Ela não prescreve critérios específicos de desempenho em relação à energia.

A ISO 50001:2011 para sistemas de gestão de energia foi projetada para ser utilizada de forma independente, mas pode ser alinhada ou integrada a outros sistemas de gestão.

Essa nova norma internacional é aplicável a qualquer organização que queira garantir sua conformidade com sua política energética, podendo ser usada para fins de auto-avaliação e auto-declaração de conformidade, bem como para fins de certificação por um organismo externo.

Aos leitores do nosso Blog ISO 26000, tenho a satisfação de apresentar a seguir (*) o texto na íntegra (por enquanto, em inglês) da nova ISO 50001.
(*) AVISO: desde o dia 01/9/2016, este conteúdo está disponível somente para os inscritos no Curso a Distância de Atualização Profissional em Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, QSMS e Normas ISO.