Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

8 de março de 2010

Confirmado o avanço da ISO 26000 para o estágio FDIS

A futura norma ISO 26000 passou para uma outra importante etapa de desenvolvimento, com a confirmação de que o apoio dos membros da ISO e das organizações de ligação é suficientemente forte para que o documento evolua para o estágio Final Draft International Standard (FDIS). Este é o último estágio da construção de um padrão ISO antes de ser publicado como Norma Internacional.

Em meados de fevereiro, os membros da ISO votaram a favor de elevar a versão DIS - Draft International Standard - para a versão FDIS (vejam aqui a postagem que publiquei a respeito). No entanto, a fim de avaliar também o apoio de outras 42 organizações internacionais de ligação que participam do Grupo de Trabalho sobre Responsabilidade Social (ISO/WG SR), a liderança do WG analisou as opiniões e comentários dessas organizações antes de aprovar o avanço para a FDIS.

As organizações de ligação incluem associações representativas de empresas, ONGs da sociedade civil, dos consumidores e de trabalhadores. Elas não têm direito a voto, mas têm participado de forma ativa e direta da construção da ISO 26000.

Com a decisão do ISO/WG SR formalmente confirmada, o Grupo de Trabalho irá agora se concentrar nos 2.650 comentários recebidos durante o período de votação, a fim de aumentar ainda mais o nível de consenso e de qualidade do documento.

Com esse objetivo em mente, o ISO/WG SR irá estudar todos os comentários recebidos e preparar as discussões para a próxima reunião que acontecerá em Copenhague, na Dinamarca, em maio.

Após a reunião, um novo documento revisado será finalizado com base nos acordos que forem alcançados em Copenhague. Esse novo documento será distribuído como FDIS por um período de dois meses para votação. Se aprovada a versão FDIS, a ISO 26000 poderá ser finalmente publicada como Norma Internacional até o 4º trimestre deste ano.