Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

20 de fevereiro de 2010

Versão DIS da ISO 26000 recebeu mais de 2/3 de aprovação

A liderança do Grupo de Trabalho da ISO sobre Responsabilidade Social (ISO/WG SR) está analisando os resultados da votação positiva da versão Draft International Standard (DIS) da norma ISO 26000, antes de tomar uma decisão sobre se o documento deve agora avançar ou não para o estágio Final Draft International Standard (FDIS).

A votação, por organismos nacionais de normalização que são membros da ISO, foi encerrada no último dia 14 de fevereiro. Mais de dois terços dos membros da ISO que participam do desenvolvimento da ISO 26000 - conhecidos como "membros-P" - votaram a favor da elevação do documento para o estágio FDIS, e menos de um quarto do número total de organismos membros da ISO (incluindo os membros que não participam do ISO/WG SR) foi contra. Estes são os dois critérios numéricos estabelecidos nas Diretivas ISO/IEC para a aceitação de um consenso no estágio DIS.

No entanto, antes de tirar conclusões definitivas, a liderança do ISO/WG SR irá analisar o resultado ainda mais, incluindo os comentários dos membros da ISO e das chamadas organizações D-liaison. Essas organizações de ligação são associações que representam empresas, consumidores e trabalhadores, e incluem tanto organizações intergovernamentais como organizações não-governamentais. Elas não têm direito a voto, mas podem participar da construção da ISO 26000 e enviar comentários sobre o documento.

Os resultados da votação e os comentários estão sendo analisados e a decisão final é esperada para os próximos dias.

Se a decisão for positiva, o documento será publicado com as alterações acordadas, como versão FDIS, no terceiro ou quarto trimestre de 2010. Isso porque o texto da FDIS não poderá ser preparado antes da próxima reunião do ISO/WG SR em Copenhague, na Dinamarca, que acontecerá em maio próximo. A data limite para a publicação oficial da ISO 26000 como norma internacional é até o final de 2010, mas o calendário é muito apertado e pode ser necessário rever essa data na reunião de Copenhague.

Não deixem, portanto, de acompanhar pelo nosso Blog o desdobramento desta nova etapa do processo de desenvolvimento da ISO 26000. Da minha parte, continuo com a firme convicção de que, apesar das centenas de comentários que foram enviados, não haverá nenhuma grande mudança em relação à atual versão DIS...