Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

8 de fevereiro de 2010

Como a Responsabilidade Social se relaciona com o Desenvolvimento Sustentável?

Para uma melhor compreensão dos leitores, acho importante transcrever aqui um trecho sobre como a ISO 26000 relaciona a Responsabilidade Social ao Desenvolvimento Sustentável, já que percebo muita confusão no mercado sobre o entendimento desses temas.

A norma enfatiza que a Responsabilidade Social tem como foco a organização e refere-se às responsabilidades da mesma para com a sociedade e o meio ambiente. A Responsabilidade Social está intimamente ligada ao Desenvolvimento Sustentável. Pelo fato do Desenvolvimento Sustentável tratar de objetivos econômicos, sociais e ambientais comuns a todas as pessoas, ele pode ser usado como forma de abarcar as expectativas mais amplas da sociedade, a serem levadas em conta por organizações que buscam agir responsavelmente. Portanto, um objetivo amplo de Responsabilidade Social de uma organização deveria ser o de contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

As decisões e atividades de uma organização socialmente responsável podem trazer uma contribuição significativa para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo do Desenvolvimento Sustentável é atingir um estado de Sustentabilidade para a sociedade como um todo e para o planeta. Não diz respeito à sustentabilidade ou viabilidade permanente de uma organização específica. A sustentabilidade de uma determinada organização poderá ou não ser compatível com a sustentabilidade da sociedade como um todo, a qual é obtida ao lidar-se com aspectos sociais, econômicos e ambientais de uma maneira integrada. Consumo sustentável, uso sustentável de recursos e meios de vida sustentáveis têm a ver com a Sustentabilidade da sociedade como um todo.