Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

17 de outubro de 2009

"Como podemos demonstrar que nossa empresa é socialmente responsável?"

Bem, amigos. Esta é uma pergunta que ouviremos cada vez mais daqui pra frente...

Em recente entrevista, o brasileiro Jorge Emanuel Cajazeira, presidente do Comitê Mundial da ISO 26000, afirmou que "não houve uma discussão ainda sobre isso, mas as diretrizes poderão ser de conhecimento público por meio de autodeclarações tipo II como prescreve a ISO 14021. É o caso, por exemplo, das declarações ambientais do tipo 'material 100% reciclado' ou 'não contém CFC'”.

Só que não é bem assim. A ISO 14021 é para ser aplicada a produtos e não a processos ou sistemas de gestão!...

Com a chegada da ISO 26000, tenho a firme convicção de que inúmeras organizações ao redor do mundo desejarão demonstrar para seus stakeholders que elas são socialmente responsáveis. Mas como demonstrar essa capacidade se a ISO 26000 não será (felizmente!) uma norma certificável?

Pensando nisso há um bom tempo - e principalmente por causa de vários problemas recorrentes no mercado de certificação de sistemas de gestão (problemas esses que não vêm ao caso discuti-los agora), o QSP criou o Programa SDoC - Declaração de Conformidade de Fornecedor, baseado nas normas internacionais ISO/IEC 17050:2004 - partes 1 e 2.

No link acima, vocês vão conhecer o que é a SDoC, seus benefícios e os requisitos para sua emissão pela própria organização. Com o nosso Programa SDoC aplicável também à ISO 26000, empresas e instituições terão uma real possibilidade de demonstrar sua capacidade de gerenciar issues (questões) de Responsabilidade Social, conforme definidas na ISO/DIS 26000, a partir de mecanismos exclusivos que criamos para elas (quem quiser conhecer em detalhes nosso Programa SDoC e saber como faremos no caso específico da norma não-certificável ISO 26M, favor nos contatar através do e-mail iso26000@qsp.org.br).