Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

23 de setembro de 2009

Integrando Sustentabilidade Empresarial e Gestão Total de Riscos

Tenho o prazer de comunicar aos amigos que acompanham o nosso Blog que acabou de ser publicada a versão DIS da futura norma internacional ISO 26000 de Responsabilidade Social. Para vocês, um presente especial (e autorizado!): façam aqui o download da ISO/DIS 26000 (somente em inglês, sorry!).

Vocês devem estar se perguntando: por que todo esse "oba-oba" em torno de outra norma ISO? E também: o que é que Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial tem a ver com Gestão de Riscos? E essa tal de "Gestão Total de Riscos"? (o que é a GTR?)

Eu já respondo: são exatamente essas questões que iremos discutir aqui no Blog agora que, finalmente, a ISO 26000 está com a "cara" bem definida! (a previsão de publicação da 26M como Norma Internacional é setembro de 2010).

E já adianto pra vocês: Responsabilidade Social e Sustentabilidade têm TUDO A VER com Gestão de Riscos. Argumentos não faltam...

Aguardem!

PS1: pra começar, eu pergunto para vocês: sabem quantas vezes aparece o termo "risk" na ISO/DIS 26000?

PS2: para quem quiser se capacitar na nova norma ISO 31000:2009 de Gestão de Riscos e começar a enxergar como ela se integra totalmente à Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial, recomendo este curso do QSP: