QSMS e Normas ISO

29 de outubro de 2014

Padronizando a Análise de Trabalho Seguro - ATS

A Análise de Trabalho Seguro (ATS) é uma técnica que tem por objetivo final prevenir acidentes e doenças ocupacionais. No Brasil, a ATS também é conhecida como Análise de Segurança de Tarefas e Análise de Segurança do Trabalho.

A finalidade de uma ATS é identificar perigos e definir os controles necessários para reduzir a níveis aceitáveis os riscos associados aos perigos identificados​​, de acordo com o princípio ALARP - As Low As Reasonably Practicable (níveis de risco cuja consequência e/ou probabilidade devem ser reduzidos a valores tão baixos quanto razoavelmente exequível).

Como não há um padrão definido para o desenvolvimento da ATS, decidimos apresentar aqui o procedimento Recommended Guidelines For Common Model For Safe Job Analysis (SJA), estabelecido pela Norwegian Oil and Gas Association, da Noruega.

O objetivo desse procedimento é recomendar uma prática comum para a realização da Análise de Trabalho Seguro (ATS) em instalações de produção de petróleo fixas e flutuantes norueguesas. O documento descreve como e quando realizar uma ATS.

Agora uma ótima notícia: o app QSMS Grátis - que o QSP lançará em breve no Brasil em parceria com a Mellora da Noruega - possui um módulo para simplificar o procedimento (como o apresentado acima) para realizar e documentar a ATS. O aplicativo tem uma estrutura lógica em que o usuário digita as informações necessárias sobre a tarefa principal e, em seguida, cria uma a uma as respectivas subtarefas, considerando os níveis de risco de cada uma delas.

No aplicativo QSMS Grátis (que é totalmente gratuito, conforme o próprio nome sugere), há também uma matriz de riscos que pode ser clicada a fim de permitir que  o usuário defina melhor o nível de risco de cada subtarefa, antes e após a descrição e implantação das medidas de controle necessárias para reduzir o nível de risco. Quando todas as subtarefas forem criadas e analisadas​​, o usuário deve decidir se o risco total é aceitável, podendo adicionar comentários e assinar a ATS, juntamente com outras pessoas que participaram da análise. Ao clicar em "Enviar", o app gera um relatório em PDF, que pode ser enviado diretamente, por exemplo, para a(o) Gerente de QSMS da organização. E tudo isso, como falamos, gratuitamente!

QSMS é a sigla que adotamos para designar as disciplinas: Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional.