O trabalho de criação da nova ISO 14001, a norma mais utilizada no mundo para a implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), está avançando conforme o previsto, após a confirmação de que os países-membros da ISO aprovaram, com mais de 80% de votos favoráveis, a elevação do documento da futura ISO 14001:2015 para o estágio DIS - Draft International Standard.
As mudanças propostas na ISO 14001 incluem uma maior ênfase na melhoria do desempenho ambiental, com um foco ampliado sobre a cadeia de suprimentos. Além disso, a norma revisada exigirá que as empresas integrem de fato a gestão ambiental às suas estratégias e tomadas de decisão, gerenciando de forma eficaz seus "riscos e oportunidades organizacionais".
No próximo Encontro Técnico do QSP, serão apresentadas em detalhes todas as mudanças propostas na ISO 14001, que daqui para a frente estarão cada vez mais consolidadas. No evento, também serão discutidas as mudanças na ISO 9001:2015 (Qualidade), e como deverá ser a 1ª norma ISO para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, a ISO 45001, prevista para ser publicada em 2016.