Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

28 de outubro de 2013

Pesquisa sobre as Certificações ISO no Brasil e no Mundo (com arquivos para download da pesquisa completa)

Os resultados, até dezembro de 2012, da pesquisa anual da ISO (International Organization for Standardization) revelam um crescimento sustentável de todas as certificações de sistemas de gestão, com todas as 7 principais normas mostrando um aumento em relação a 2011. De particular interesse, é o salto significativo das certificações na área de segurança de alimentos (ISO 22000), em gestão da energia (ISO 50001) e, em menor medida, na área de dispositivos médicos (ISO/TS 13485).

As certificações ISO 9001, norma que estabelece os requisitos para sistemas de gestão da qualidade, permanecem estáveis, ligeiramente acima de 2011. A Europa, em particular, mostra um crescimento de 3%. Os números relativos às certificações em segurança da informação e em gestão ambiental também refletem um progresso contínuo, com curvas de crescimento para a ISO/IEC 27001 e ISO 14001 subindo consistentemente em relação ao ano anterior.

Apesar de ter somente 2 anos de existência, a norma ISO 50001 sobre sistemas de gestão da energia tem mostrado um crescimento impressionante (332%), gerando entusiasmo especialmente na Europa e no Sudeste Asiático. Na verdade, essas duas regiões ainda estão apresentando a maior demanda por certificações em geral, tendo uma participação de mercado entre 25% e 55% para cada padrão normativo.


No Brasil, as certificações estão estagnadas, o que só reforça a crescente falta de competitividade da nossa indústria...




Para fazer o download com os resultados da pesquisa ISO completa, com todos os arquivos a seguir relacionados, entre por aqui: