Em dezembro/2017, criamos um novo Blog sobre QSMS, Normas ISO e Metodologia BowTie. Clique aqui para acessá-lo.

3 de outubro de 2011

Vocês conhecem a nova ISO 14006 de Ecodesign?

A ISO publicou mais uma norma de diretrizes da família ISO 14000, projetada para ajudar as empresas a reduzir os impactos ambientais negativos gerados por seus produtos e serviços.

Cada produto ou serviço tem um impacto sobre o meio ambiente durante todas as fases do seu ciclo de vida, do "berço ao túmulo". O objetivo do ecodesign é integrar os aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, de modo a reduzir seus impactos ambientais negativos e melhorar continuamente o seu desempenho ambiental. Resultado esperado: produtos e serviços “limpos” e um planeta mais verde.

A recém-publicada ISO 14006:2011, Sistemas de gestão ambiental – Diretrizes para a incorporação de ecodesign, traz as diretrizes sobre "como" as organizações podem incorporar o ecodesign em qualquer Sistema de Gestão Ambiental,  da Qualidade ou similar.
pegada de folha
A nova norma vai ajudar as organizações a estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente sua gestão de ecodesign como parte de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), e se aplica aos aspectos ambientais dos produtos e/ou serviços de uma organização sobre os quais ela tem controle ou influência.

Vantagens da incorporação do ecodesign:
  • Benefícios econômicos, por exemplo, através do aumento da competitividade, redução de custos e atração de financiamentos e investimentos.
  • Promoção da inovação e criatividade, e identificação de novos modelos de negócio.
  • Redução de riscos de responsabilidade civil através da redução de impactos ambientais e do melhor conhecimento do produto.
  • Melhoria da imagem pública.
  • Melhoria da motivação dos funcionários.

Martin Carta, relator do grupo de trabalho responsável pela ISO 14006, comenta: “A nova norma foi desenvolvida para ajudar as organizações a implementar o ecodesign de uma forma flexível e prática. O objetivo é que as organizações usem esses princípios, a fim de projetar e desenvolver produtos e serviços mais avançados, rentáveis e sustentáveis“.

A ISO 14006:2011 é aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, localização geográfica, cultura ou complexidade de seus sistemas de gestão, não importando quão simples ou complexos sejam os seus serviços ou produtos.

A nova norma destina-se principalmente a organizações que já têm implementado um SGA de acordo com a ISO 14001, ou têm um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a ISO 9001. Também pode ser útil para outras organizações sem um SGA ou SGQ formal, mas que estão interessadas em reduzir os impactos ambientais advindos de seus produtos e serviços.

Fonte: ISO - International Organization for Standardization.